30 de mai. de 2013

Umectação Capilar

Olá pessoas! 

Sei que tenho andado meio sumida do blog, acontece que estava de mudança para um apartamento um pouquinho maior. Quem nunca se mudou nem imagina como é chato ter que encaixotar tuuuuudinho, é muito ruim e também é uma correria louca. Passei muitos dias indo atrás de móveis, pesquisando preço, escolhendo e etc. 

A mudança foi feita na segunda, e mesmo assim ainda tem muiiita coisa que está dentro de caixas e tudo está se ajeitando aos poucos. 
Minha internet só foi instalada hoje, e, espero, a partir desse momento, poder estar ativa no blog novamente, rsrsrs. 

Buenas, o assunto de hoje é Umectação capilar. Muita gente não conhece essa técnica, mas ela é uma das mais eficientes em termo de nutrição e recuperação dos fios. 

Ela é indicada para fios extremamente ressecados e/ ou com química. Consiste em nutrir os fios com óleos vegetais. Esses óleos devem ser 100% puros, não deve haver óleo mineral ou silicones. 



Existem 3 formas de fazer a umectação:

1- Dormindo com o óleo no cabelo: você deve pegar o óleo e proceder enluvando cada mecha, colocando uma touca para não sujar muito e dormir com o produto nos fios. No outro dia, lave com shampoo e passe uma máscara hidratante, depois o condicionador. O maior tempo que o óleo fica no cabelo faz com que o fio absorva mais o componente.

2- Antes da hidratação/nutrição: você passa o óleo no cabelo ou então, para ajudar a abrir mais as cutículas,  aqueça o óleo em banho-maria e passe nos fios. Fique com o óleo por 1h ou 2h e siga com sua rotina de lavagem com shampoo, máscara e condicionador. 

3- Lavar antes com shampoo: essa técnica é indicada somente para quem tem fios extremamente secos, caso contrário vai pesar e ficar bem oleoso. Ao lavar o cabelo com shampoo as cutículas se abrem mais e o produto penetra melhor no fio. Você deve lavar o cabelo com seu shampoo, tirar o excesso de água e, em seguida, passar o óleo, espere por 1h ou 2h e prossiga com a máscara e o condicionador.



Entendendo um pouco os óleos:

Óleo de coco: rico em ácidos graxos e vitamina e, também, é uma ótima opção para quem quer fazer uma hidratação profunda. Suas propriedades restauram a estrutura dos fios, proporcionando equilíbrio aos cabelos danificados. É indicado para fios ressecados e combate o frizz.

Óleo de Rícino:  Pode ser utilizado no couro cabeludo, auxilia no crescimento. Ele também "engrossa" os fios.

Óleo de Jojoba: Para qualquer tipo de cabelo. Dá brilho, combate a caspa e a queda. Ajuda quem tem couro cabeludo oleoso. 

Óleo de Abacate: É rico em vitaminas A e E. É um ótimo antioxidante, inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento, o que garante hidratação e nutrição profunda aos fios.

Azeite de Oliva extra-virgem (sim, esse da sua casa!): É um Anti-oxidante, tem propriedade emoliente e confere brilho e hidratação aos fios. Já usei algumas vezes, acho uma boa opção quando não queremos comprar outro.

Há vários óleos e você pode ir testando cada um para ver os resultados. Seja lá a forma de umectar ou o óleo de sua escolha, tente fazer a umectação por 1 mês, suas pontas ressecadas irão agradecer.

Uma boa dica também é passar um pouco de óleo nas pontas, uns 20 minutinhos antes de ir para o banho, assim evita pontas duplas e ainda recupera aquelas que estão ressecadas. 


Também existem as manteigas que tem para vender em casas naturais ou em farmácias de manipulação. O preço delas é mais baixo e o modo de usar é o mesmo, a única diferença é que ela vem dura e você deve aquecer a quantidade que irá usar, deixando ela líquida e usando da forma que mais lhe agrada, conforme disse acima. 



Um comentário:

Deixe seu comentário aqui!

 
BELEZA INCONDICIONAL - COPYRIGHT © 2015 - DESENVOLVIMENTO E CODIFICAÇÃO POR: ROBERTA KRUTZMANN